RITO BRASILEIRO
100 ANOS DE FUNDAÇÃO,
SESSÃO ESPECIAL DO
SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL
I CENTENÁRIO DO RITO BRASILEIRO - RJ
UMA JORNADA DE COMPROMISSO E AMOR!
PRÓLOGO
Meus diletos Irmãos, o Rito Brasileiro amanheceu em festa, no dia 23 de dezembro de 2014, comemorando o seu I CENTENÁRIO DE FUNDAÇÃO, ocorrida no mesmo dia, no ano de 1914, quando o Soberano Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil LAURO NINA SODRÉ E SILVA, então uma Potência mista, assinou o DECRETO Nº 500, que consolidava a aprovação pelo Conselho Geral da Ordem, reunido em Sessão Ordinária no dia 21 de dezembro, de um Projeto de Lei que "Autorizava o Grão-Mestre Geral a decretar o reconhecimento e adoção pelo GOB, do novo Rito Maçônico, que sob a denominação de Rito Brasileiro, solicitava essa distinção". O Decreto ainda determinou: "O Rito Brasileiro gozará de todas as regalias conferidas aos demais Ritos reconhecidos pelo Grande Oriente do Brasil".
A partir da esquerda, os Sereníssimos Irmãos Membros Efetivos do Supremo Conclave do Brasil: Cesar Dourado 33º (RJ), Vagner Pereira 33º (RJ), Teruo Mizuno 33º (SP), Ademir Cândido da Silva 33º (SP), José Brandão 33º (RJ), Pedro Paulo 33º (RJ), Alexandre da Costa 33º (DF), José Machado (RJ), Antonio Francischinelli 33º (SP), Rogério Nonato 33º (ES), Israel Lisboa 33º (SC) e Guilherme de Lisboa 33º (SC), o Sapientíssimo Irmão Membro Benemérito Lúcio Gonçalves 33º (RJ), e o Sereníssimo Irmão Membro Efetivo Firmino Gameleira 33º (RJ)
Essa foi a semente de uma jornada, que completou 100 anos, e envolveu muito amor, dedicação, comprometimento, luta, alegrias e decepções, e a desconfiança de alguns questionadores avessos a diversidade de Rito, sempre presentes.
Contudo, ao transpor todos os óbices e angariar o apoio e a simpatia de muitos Irmãos na Ordem, o Rito se consolidou e amadureceu, atualmente, com 344 Lojas Simbólicas em todo o Brasil, 57 Sublimes Capítulos (Graus 4 ao 18), 31 Conselhos Kadosch (Graus 19 ao 30) e 18 Colendos Altos Colégios (31 e 32), bem como, 16 Grandes Oficinas (Graus 4 ao 32) e 01 Loja Complementar, estes dois Altos Corpos presentemente em fase de extinção.
Hoje, somos em torno de 7.537 Irmãos regularmente praticando os Altos Graus do Rito Brasileiro, tudo isso conquistado, a partir de 19 de março de 1968, em pouco mais de 46 anos de muito labor.
Salve Lauro Sodré, o Fundador do Rito! Salve Álvaro Palmeira, o doutrinador, o organizador, o Impulsionador do Rito Brasileiro! Salve Nei Inocencio, seu propagador, o difusor do Rito Brasileiro no Brasil!
Presentes á Magna Sessão Comemorativa do I Centenário do Rito Brasileiro, os Sereníssimos Irmãos (a partir a esquerda): Enésio Delgado de Lucas 33º, Juliano Coelho Braga 33º, Vagner Pereira da Silva 33º, José Teruo Mizuno 33º, Ademir Cândido da Silva 33º, José Luiz Brandão Paiva 33º, Pedro Paulo Vieira de Menezes 33º, Alexandre dos Santos da Costa 33º, José João Machado 33º, Cesar Roberto Daniel Dourado 33º, Antonio Benedito Francischinelli 33º, Rogério Américo Nonato Souza 33º, Guilherme Rodrigues de Lisboa 33º, Israel de Jesus Lisboa 33º, o Sapientíssimo Irmão Lúcio Gonçalves 33º, o Sereníssimo Irmão Firmino Gustavo Gameleira 33º, o Sapientíssimo Irmão Julio cesar da Costa 33º, os Sereníssimos Irmão Jorge Alves de Queiroz e Arnaldo José Gurgel 33º
Assim, com grande alegria, no Salão de Convenções do HOTEL GRANADA, localizado na Av. Gomes Freire nº 530, no Rio de Janeiro (RJ), foram realizados os eventos comemorativos do I CENTENÁRIO DE FUNDAÇÃO DO RITO BRASILEIRO DE MAÇONS ANTIGOS, LIVRES E ACEITOS, com a seguinte programação: às 10:00 horas - SESSÃO MAGNA DE RECEPÇÃO E INVESTIDURA DO GRAU 33º; 11:00 horas - SESSÃO MAGNA PÚBLICA COMEMORATIVA DO I CENTENÁRIO DE FUNDAÇÃO DO RITO BRASILEIRO, com a entrega de Diplomas e medalhas; posses dos Eminentes Irmãos SÉRGIO RUAS 33º, como Membro Efetivo e LUIZ ANTÔNIO DA CONCEIÇÃO FERNANDES 33º, como Delegado Litúrgico da para as regiões norte e noroeste, com sede em Campos dos Goytacazes; e às 12h30min culminando com o Ágape comemorativo, realizado no Restaurante do Hotel, e no Restaurante Ming Hue localizado na Rua do Lavradio.
Na foto acima os Irmãos à serem Recepcionados e Investidos no Grau 33º do Rito Brasileiro (á partir da esquerda): Sentados, os Preclaros Irmãos Jorge Antônio Dantas (RJ), Diney Maria de Paulos (RJ), Guilherme Cavalcanti de Andrade Neves (MG), Lucio Franklin dos Reis Junior (MG), Vinícius Rezende Marinho (RJ), Luiz Cândido Leal, João Dias 33º (RJ), Rogério dos Santos Oliveira (RJ), Marco Antonio Bulhões Caldeira (RJ); de pé, no mesmo sentido: os Preclaros Irmãos José Antonio Soares Braga (RJ), Eliezer Fernandes Tunala (RJ), Paulo Theotônio Firpo Cruz (BA), Wu Feng Chun (PR), José Anísio Bello Santos (MG), Jaude Luiz Vasconcellos Cavalcanti (RJ), Angelo Teixeira Maritins Junior (RJ), e os Irmãos Graus 33 que serão reconhecidos e recepcionados no Rito Brasileiro: Gerson Magdaleno (REAA - São Cristóvão), Dalmir Dias Laport (Adonhiramita) e André Bizarria Talicosk (REAA - Jacarepaguá), o primeiro oriundo ao Clima de São Paulo e os demais ao Clima do Rio de Janeiro.
Ao escrevermos o texto deste artigo, o fizemos com a intenção de materializar este magno acontecimento na história do Rito Brasileiro, para que gerações futuras de Maçons, especialmente os do Rito, possam nele buscar subsídios, quer de ordem pessoal ou institucional.
Por esse motivo solicitamos aos Irmãos que dele participaram, ao constatar que ocorreu ausência ou incorreção de algum nome, por favor, me contatem diretamente através do emaildourado2986@gmail.com para providenciarmos as devidas e necessárias correções.
Os Irmãos que foram Investidos e Reconhecidos no Grau 33 do Rito Brasileiro na data do I CENTENÁRIO DE FUNDAÇÃO DO RITO BRASILEIRO (ausentes do registro fotográfico os preclaros Irmãos André Luiz de Lima e Jimmy de Castro Lauriano)
Os Sapientíssimos Irmãos Lúcio Gonçalves 33º e Júlio Cesar da Costa 33º; o Sereníssimo Irmão Grande Regente do Rito Brasileiro Gelcy Cloves Dias 33º e o Sapientíssimo Irmão Alexandre Petri 33º
Os Eminentes Irmãos Grau 33 Extranumerários prestigiando a Magna Comemoração ( a partir da esquerda: Nassim Abdalla, Pedro Cardoso Neto, Sérgio Ruas, Domingos Antônio Pereira Maia, Wilson Aguiar Filho, Alcides Marinho Junior, Sergio Pimenta Ferreira, Geraldo Alves Tenório, João Bosco Laviola, José Francisco Ferraz Luz, Marco Aurélio Paul Cruz, Pedro Bezerra de Menezes, Paulo Sérgio da Silva Santos, Adilson José de Almeida, Romeu Medeiros Filho e Carlos Alberto Mourão Junior) alguns oriundos dos Estados da Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Paraiba, Rio de janeiro, São Paulo e de Santa Catarina
Os Eminentes Irmãos Delegados Liturgicos José Antônio de Freitas 33º (6ª DLMG), Antonio Raymundo Souza Pereira 33º (1ª DLBA) e Cícero Paulino da Silva Nogueira 33º (4ª DLRJ)
O Eminente Irmão Sérgio Ruas 33º (no Simbolismo é o Ministro Presidente do Supremo Tribunal Eleitoral do GOB. o Poderoso Irmão Carlos Alberto Marques Ribeiro Filho, Secretário Estadual de Administração e Patrimônio do GOB-RO, representando o Grão-Mestre Estadual do GOB-RO, Eminente Irmão Juraci Jorge da Silva, através do Ato nº 047 do GAB/GM/GOB-RO, o Sapientíssimo Irmão Membro Benemérito Euclides Sampaio Fróes 33º, Grão-Mestre Estadual de Honorário do Grande Oriente do Brasil no Estado de Rondônia, e o Eminente Irmão Wilson de Aguiar Filho 33º.
Para melhor elucidar a nossa proposta, na foto abaixo visualizamos a cunhada LÚCIA HELENA, esposa do Irmão JIMMY LAURIANO, com o seu filho LUCAS.
A cunhada Lúcia Helena de Almeida Neves Matta dos Santos Lauriano com o sobrinho Lucas, esposa e filho do Irmão Jimmy de Castro Lauriano
Este bonito varão, filho e neto de Maçons, certamente trilhará os passos de seu pai na Ordem e, no futuro, poderá ter ecesso á esse artigo, para recordar os seus pais, se ver quando bebê, e inteirar-se dos eventos e personagens envolvidos na magna data comemorada.
O Sobrinho Lucas
Contudo, mais impactante será quando o filho de LUCAS, se maçom do Rito Brasileiro for, ao comemorar o II CENTENÁRIO DO RITO BRASILEIRO, em 2114, nesta época talvez em torno dos 70 anos de idade, tiver a oportunidade de acessar essas páginas e rever seus avós e o seu pai; de poder olhar as imagens de seu avô sendo Investido no Grau 33. Quanta emoção!
Estarei sendo utópico?
Por isso a importância das fotos serem legendadas, seus personagens nominados, os nomes estarem corretos e os participantes não terem seus nomes ausentes. A história não se constrói apenas com frias e nuas imagens, mas, também, com nomes de locais e personagens, e a descrição de fatos.
Esta é a minha contribuição, meu singelo legado à história do Rito Brasileiro nas comemorações do seu I CENTENÁRIO.
DO INGRESSO DO SOBERANO GRANDE PRIMAZ E ABERTURA DOS TRABALHO
Precisamente às 10h15min, todos os Eminentes Irmãos Grau 33 aguardavam o início dos trabalhos no interior da Câmara de Grau 33.
o Sereníssimo Irmão Gr.'. Mestre de Cerimônias primeiramente adentrou a Comitiva do Soberano Grande Primaz constituída pelos Sereníssimos Irmãos Membros Efetivos e pelos Sapientíssimos Irmãos Membros Beneméritos, após Purif.'. suas MM.'..
Nas três fotos acima, os Sereníssimos Irmãos Grau 33º, membros da administração do Supremo Conclave do Brasil, aguardando ingresso na Câmara de Grau 33º, juntamente com o Soberano Irmão Nei Inocencio dos Santos 33º, o Grande Primaz do Rito Brasileiro
Os Eminentes Irmãos aguardando o Início da Sessão no interior da Câmara de Grau 33
A partir da direita, os Eminentes Irmãos Delegados Liturgicos do Rito Brasileiro: Antonio Raymundo de Souza Pereira 33º (1ª DLBA), José Antônio de Freitas (6ª DLMG), Otacílio Batista de Almeida Filho 33º (DLPB) e DLPE), Cícero Paulino da Silva Nogueira 33º (4ª DLRJ) e José de Almeirda Rocha 33º (3º DLRJ)
Em primeiro plano o Sereníssimo Ir.'. Antônio Carlos Borges 33º, Gr.'. M.'. CCer.'. Adj.'. (Foto Irmão Freitas)
O Soberano Gr.'. Insp.'. Geral.'. do REAA Arnaldo da Penha Rosa 33º, o Eminente Irmão Aníbal Ramon Ayala Santome 33º, o Eminente Irmão José da Gama e Castro 33º, e o Eminente Irmão Roberto Geraldo Ferreira (Foto Ir.'. José de Freitas)
Lugares ocupados, o Grande Mestre de Cerimônias convidou ao Soberano Irmão NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Grande Primaz do Rito Brasileiro, acompanhado do Sereníssimo Irmão GELCY CLOVES DIAS 33º, e precedidos pelo Sereníssimo Irmão ANTONIO BENEDITO FRANCISCHINELLI 33º que portou o Estandarte do Rito, à ingressarem no interior da Câmara.
Nas fotos acima o ingresso dos Irmãos Membros Efetivos e Beneméritos acompanhados do Irmão Gr.'. M.'. CCer.'. seguida da entrada do Estandarte do Rito Brasileiro e, depois, do Soberano Gande Primaz acompanhado do Grande Regente do Rito
Ao chegar no seu Altar, convidou para compô-lo o Sereníssimo Irmão ADEMIR CÂNDIDO DA SILVA 33º, que no Simbolismo exerce o cargo de Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa; o Eminente Irmão ANTONIO RAYMUNDO DE SOUZA PEREIRA 33º, Decano dos Delegados Litúrgicos presntes ao evento; e o Eminente Irmão SÉRGIO RUAS 33º, que no Simbolismo é o Ministro Presidente do Superior Tribunal Eleitoral Maçônico.
O Altar do Primaz ficou inicialmente composto das seguintes autoridades maçônicas: à sua direita o Eminente IrmãoADEMIR CÂNDIDO DA SILVA 33º; à sua esquerda os Eminentes Irmãos ANTONIO RAYMUNDO DE SOUZAPEREIRA 33º e o Eminente Irmão SÉRGIO RUAS 33º.
Os demais cargos da Câmara de Grau 33 foram exercidos pelos seguintes Irmãos Grau 33º:
Gr.'. Regente - Ser.'. Ir.'. GELCY CLOVES DIAS 33º
Gr Orador - Ser.'. Ir.'. ROGÉRIO AMÉRICO NONATO SOUZA 33º
Gr.'. Secretário - Ser.'. Ir.'. JOSÉ JOÃO MACHADO 33º
Gr.'. Tesoureiro - Ser.'. Ir.'. JOÃO BATISTA DE SOUZA 33º
Gr.'. Chanceler - Ser.'. Ir.'. JOSÉ LUIZ BRANDÃO PAIVA 33º
Gr.'. Hospitaleiro - Ser.'. Ir.'. JOSÉ CARLOS MARIANO CONSTANTINO 33º
Gr.'. Porta Estandarte - Ser.'. Ir.'. ANTONIO BENEDITO FRANCISCHINELLI 33º
Gr.'. Mestre de Cerimônias - Ser.'. Ir.'. ALEXANDRE DOS SANTOS DA COSTA 33º
Gr.'. Mestre de Harmonia - Sap.'. Ir.'. JÚLIO CESAR DA COSTA 33º
Gr.'. Guarda do Templo - Ser.'. Ir.'. ACÁCIO RAMOS DE ARAUJO 33º
O Soberano Grande Inspetor Geral do REAA Irmão Adilson da Cruz Regis 33º e o Eminente Irmão Carlos Alberto Mourão Junior 33º
O Em.'. Ir.'. Augusto Cesar Paz de Lima 33º, Aterzata do Il.'. e Subl.'. Cap.'. Buscadores da Palavra Nº 61
Todos em seus assentos na Câmara de Grau 33 . Na frente, a partir da esquerda, o Eminente irmão Pedro Bezerra de Menezes 33º; os Sereníssimos Irmãos Alexandre dos Santos da Costa 33º, João Batista de Souza 33º e Rogério Américo Nonato Souza 33º; o Eminente Irmão Pedro Caradoso Neto 33º (Foto Irmão José de Freitas)
À partir da esquerda os Sereníssimos Irmãos João Batista de Souza 33º e Rogério Américo Nonato Souza; os Eminentes Irmãos Pedro Cardoso Neto 33º, Paulo Cesar Ferreira de Souza 33º (Egrégio Mestre do Alto Colégio Rui Barbosa nº 201) e Ramiro Tadeu Guerreiro (Grande Prior do GCKF Gonçalves Ledo Nº 101)
À partir da direita, em primeiro plano, os Sereníssimos Irmãos Israel Lisboa 33º, Guilherme de Lisboa 33º, Firmino Gameleira 33º, Pedro Paulo 33º; os Sapientíssimos Irmãos Euclides Fróes 33º, Luiz Pio Castelar 33º e Lúcio Gonçalves 33º, e o Sereníssimo Irmão Jorge de Queiroz 33º ( Foto Irmão José de Freitas)
O Sereníssimo Irmão Pedro Paulo Vieira de Menezes 33º; os Sapientíssimos Irmãos Euclides Fróes Sampaio 33º, Luiz Pio Castelar 33º e Lúcio Gonçalves 33º; e o Sereníssimo Irmão Jorge Alves de Queiroz 33º (Foto Irmão José de Freitas)
Em seguida o Soberano Grande Primaz procedeu a abertura dos trabalhos ritualisticos em Câmara de Grau 33.
O Interior da Câmara de Grau 33º
O Soberano Grande Primaz presidindo a abertura ritualistica dos trabalhos
O Sob.'. Gr.'. Inspetor Geral do REAA Ir.'. Arnaldo da Penha Rosa 33º, o Eminente Irmão Anibal Ayala San Tomé 33º e o Eminente Irmão José da Gama e Castro 33º
DA SESSÃO MAGNA DE RECONHECIMENTO E RECEPÇÃO DO GRAU 33 NO RITO BRASILEIRO
Cumprindo a Programação, o primeiro evento realizado foi a SESSÃO MAGNA DE RECONHECIMENTO E RECEPÇÃO DO GRAU 33 dos Irmãos ANDRÉ BIZARRIA TALICOSK, Grau 33º oriundo do REAA (RJ); DALMIR DIAS LAPORT, Grau 33º do RitoAdonhiramita (RJ) e GERSON MAGDALENO, Grau 33º originário do REAA (SP).
O Soberano Grande Primaz solicitou que o Gr.'. Mestre de Cerimônias para que trouxesse os Candidatos para serem submetidos à Ritualistica de Filiação, destinada à Irmãos já portadores do Sumo Grau 33 e, como tal, aptos à receberem o mesmo Grau em nosso Rito.
À partir da esquerda os Irmãos Grau 33: Gerson Magdaleno, Dalmir Dias Laport e André Bizarria Talicosk 33º), acompanhdos do Grande Mestre de Cerimonias, no Interior da Câmara de Grau 33 para serem submetidos a Ritualisticas de reconhecimento e recepção do Grau que portam, no Rito Brasileiro
Os Irmãos Grau 33 habilitados à receberem o Grau 33 do Rito Brasileiro são apresntados ao Primaz pelo Gr.'. Mestre de Cerimônias.
Os Irmãos Filiandos viram e se aproximaram do F.'. Q.'. N.'. S.'. A.'.
À partir da esquerda, as presenças do Eminente Irmão Ramiro Guerreiro 33º, dos Sereníssimos Irmãos José eruo 33º e Janilton Lima, do Poderoso Irmão Carlos Alberto, do Sereníssimo Irmão Juliano Braga 33º, do Sereníssimo Irmão Vagner Pereira 33º e do Sereníssimo Irmão Cesar Dourado 33º (Foto Irmão José Freitas)
À partir da esquerda os Eminentes Delgados Liturgicos do Rito Brasileiro: Orisvaldo Félix Barbosa 33º (4ª DLBA), José de Almeida Rocha (3ª DLRJ); Cícero Paulino da Silva Nogueira 33º ( 4ª DLRJ); Otacílio Batista Almeida Filho 33º (DLPB e DLPE) e José Antônio de Freitas 33º (6ª DLMG)
Em seguida os Irmãos foram levados ao A.'. JJur.' e preparados para prestarem o Compromisso.
Após terem prestado o Juramento, terem sido Consagrado e de terem recebido todas as Virtudes do Grau 33, eles foram revestidos com os Paramentos do Grau pelos seus padrinhos.
O Eminente Irmão SÉRGIO RUAS 33º foi padrinho do Eminente Irmão GERSON MAGDALENO 33º; o Eminente Irmão ADEMIR CÂNDIDO DA SILVA 33º e o Eminente IrmãoROMULO LIMA AYRES 33º apadrinharam o Eminente Irmão DALMIR DIAS LAPORT 33º; e o Sob.'.Gr.'. Inspetor Geral do REAA ADILSON DA CRUZ REGIS 33º, foi padrinho do Eminente Irmão ANDRÉ BIZARRIA TALICOSK 33º.
Os Eminentes Irmãos Gerson Magdaleno 33º, Dalmir Laport 33º e André Bizarria 33º juntos ao Grande Primaz Nei Inocencio dos Santos 33º, com os atos de reconhecimento, Patente, Ritual e Identidade do Rito Brasileiro
Os Eminentes Irmãos Delegados Liturgicos do Rito Brasileiro. Em primeiro Plano (a partir da direita), José Antônio Freitas 33º (6ª DLMG), Otacílio Batista Almeida Filho 33º (DPB e DLPE), Márcio Cesar de Castro Morais 33º (2ª DLSP), Cícero Paulino da Silva Nogueira 33º (4ª DLRJ), José de Almeida Rocha (3ª DLRJ) e Orisvaldo Félix Barbosa (4ª DLBA)
Encerrados os Trabalhos da Sessão Magna de Reconhecimento e Recepção dos Irmãos já portadores do Sumo Grau 33, foram iniciados os preparativos para a SESSÃO MAGNA DE INVESTIDURA DO SUMO GRAU 33, próximo evento da programação.
DA SESSÃO DE INVESTIDURA DO GRAU 33
O Soberano Grande Primaz abriu os trabalhos da SESSÃO MAGNA DE INVESTIDURA DO SUMO GRAU 33, solicitando ao Grãnde Mestre de Cerimônias para dar ingresso no interior da Câmara de Grau 33 dos seguintes Preclaros Irmãos Guardiões do Civismo:
ANDRÉ LUIZ DE LIMA (RJ); ANGELO TEIXEIRA MARTINS JUNIOR (RJ); DINEY MARIA DE PAULOS (RJ); GUILHERME CAVALCANTI DE ANDRADE NEVES (MG); JOSÉ ANISIO BELLO SANTOS (MG); ELIEZER FERNANDES TUNALA (RJ); JAUDE LUIZ VASCONCELOS CAVALCANTI (RJ); JIMMY DE CASTRO LAURIANO (RJ); JOÃO DIAS (RJ); JORGE ANTÔNIO DANTAS (RJ); JOSÉ ANTÔNIO SOARES BRAGA (RJ); LÚCIO FRANKLIN DOS REIS JUNIOR (RJ); LUIS CÂNDIDO LEAL (RJ); MARCO ANTÔNIO BULHÕES CALDEIRA(RJ); PAULO THEOTÔNIO FIRPO CRUZ (BA); ROGÉRIO DOS SANTOS OLIVEIRA (RJ);VINICIUS REZENDE MARINHO (RJ); e WU FENG CHUN (PR).
Para recepcionar os Candidatos primeiramente foi formado o Grande Conselho do Grau 33, constituído pelo Soberano Irmão Grande Primaz NEI INCENCIO DOS SANTOS 33º, tendo à sua esquerda o Sereníssimo Irmão GELCY CLOVES DIAS 33º. Gande Regente do Rito, e á sua direita o Sereníssimo Irmão ROGÉRIO AMÉRICO NONATO SOUZA 33º, Grande Orador, para realizarem a Ritualística de Investidura do Grau 33.
O Grande Conselho da Câmara de Grau 33 sob a presidência do Sob.'. Ir.'. Nei Inocencio dos Santos 33º
A Câmara e o Grande Conselho de Grau 33
Os Eminentes Irmãos Luiz Antônio Conceição Fernandes 33º e Ailton Brasil da Silva 33º
Os Eminentes Irmãos ao Clima de Manaus (AM): Ruivaldo Rocha Moura 33º, Mário Borges P. de Almeida, Elson Monteiro 33º e Almir Monteiro da Costa 33º (nem todos os nomes correspondem a ordem na foto)
Eminente Irmão Nelson Rangel Soares Filho 33º, Grão-Mestre Adjunto Honorário do GOB-RO
Antes do ingresso dos Irmãos à serem Investidos foi concedida a entrada do Eminente IrmãoEDIMO MUNIZ PINHO, Grão-Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil no Rio de Janeiro, que compareceu acompanhado do Eminente Irmão VANDIR ENCARNAÇÃO DOS SANTOS33º, que também é Secretário Estadual de Entidades Paramaçônicas do GOB-RJ.
O Eminente Irmão EDIMO MUNIZ PINHO foi incorporado ao Altar do Soberano Grande Primaz.
Na frente e em primeiro plano o Poderoso Irmão Carlos Alberto Marques Ribeiro Filho e ao seu lado o Sereníssimo Irmão ManssurAssafim 33º; atrás, também em primeiro plano o Sereníssimo Irmão Janilton Fernandes de Lima 33º seguido pelo Sapientíssimo Irmão Alexandre Petri 33º e o Sereníssimo Irmão José Teruo Mizuno 33º; ainda os Eminentes Irmãos João Bosco Laviola 33º e Sérgio Pimenta Ferreira 33º
Os Sereníssimos Irmãos Juliano Coelho Braga 33º, Vagner Pereira da Silva 33º, Enésio Delgado de Lucas 33º e Arnaldo José Gurgel 33º
Em primeiro plano e na primeira fileira, os Eminentes Irmãos Vandir Encarnação dos Santos 33º, Domingos Antonio Pereira Maia 33º (BA) e Marco Aurélio Paul Cruz 33º; atrás, a patir da esquerda, os Eminentes Irmãos Paulo Sérgio dos Santos Silva 33º e Danie Emerenciano da Cruz 33º
Em destaque o Eminente Irmão Pedro Bezerra de Menezes 33º; ao seu lado esquerdo o Sereníssimo Irmão João Batista de Souza 33º; no mesmo sentido o Eminente Irmão Padro Cardoso Neto 33º; atrás, também no mesmo sentido, os Eminentes Irmãos Alcides Marinho Junior 33º (parcialmente encoberto), Geraldo Alves Tenório 33º e Nassim João Henriques Abdalla 33º
Os Preclaros Irmãos Guardiões do Civismo ingressaram no interior da Câmara de Grau 33, acompanhados do Grande Mestre de Cerimônias ALEXANDRE DOS SANTOS DA COSTA 33º.
Anteriormente foram preparados fora da Câmara de Grau 33, pelo Sereníssimo Irmão ANTÔNIO CARLOS BORGES 33º, Grande Mestre de Cerimônias Adjunto.
Na primeira fileira, a partir da esquerda, os Preclaros Irmãos Diney Maria de Paulos, Angelo Teixeira Martins Junior e André Luiz de Lima
Atrás, na segunda fileira, a partir da esquerda, os Preclaros Irmãos Jaude Luiz Vasconcelos Cavalcanti e Guilherme Cavalcanti de Andrade Neves
Na sequência da Coluna, os Preclaros Irmãos Diney Maria de Paulos, Jaude Luiz Vasconcelos Cavalcanti; ao lado, João Dias; atrás, José Antonio Soares Braga e ao final o Preclaro Irmão Carlos Ricardo Malafatti
(Foto Irmão José de Freitas)
Nas fotos acima, no sentido da direita para a esquerda, os Preclaros Irmãos André Luiz de Lima, Ângelo Teixeira martins Junior, Diney Maria de Paulos, Eliezer Tunalla, Guilherme Cavalcanti de Andrade Neves, Jimmy de Castro Lauriano (parcialmente encoberto), Jaude Luiz Vasconcelos Cavalcanti, Jose Anisio Bello Santos (parcialmente encoberto), João Dias, Luis Cândido Leal (parcialmente encoberto), Jorge Antonio Dantas, José Antônio Soares Braga, Rogério dos Santos Oliveira 33º (parcialmente encoberto), Lucio Franklin dos Reis Junior, Marco Antonio Bulhoes Caldeira (parcialmente encoberto), Vinicius Rezende Marinho (parcialmente encoberto) e Paulo Theotônio Firpo Cruz
Após terem adentrado na Câmara de Grau 33, os neófitos pisaram em T.'. Sta.'., viram o F.'.Q.'.N.'. S.'.A.'., foram interrogados pelo Grande Conselho e conheceram o conteúdo do Grau.
Após o Juramento foram Consagrados e receberam todas as Virtudes do Grau 33; depois foram revestidos com os seus paramentos pelos seus padrinhos.
Os Investidos que trouxeram esposas, serão mais tarde revestidos, quando do ingresso das cunhadas, sobrinhas (os) e demais convidados.
A partir da esquerda o Eminente Irmão ALCIDES MARINHO JUNIOR 33º e o seu afilhado (e filho) o Eminente Irmão VINICIUS REZENDE MARINHO 33º; os Eminentes IrmãosANTONIO RAYMUNDO SOUZA PEREIRA 33º (E); o Eminente Irmão PAULO TEOTHÔNIO FIRPO CRUZ 33º (C) foi revetido pelo seu padrinho e filho, o Eminente Irmão MARCO AURÉLIO PAUL CRUZ 33º (D), que tem ao seu lado o Eminente Irmão DOMINGOSANTONIO PEREIRA MAIA 33º, todos ao Clima de Salvador (BA).
O Eminente Irmão JOSÉ ANÍSIO BELLO SANTOS 33º, foi revestido pelo seu padrinho o Eminente Irmão MANOEL ANTONIO CUNHA NETO 33º, e o Eminente Irmão JAUDE LUIZ VASCONCELOS CAVALCANTI 33º foi revestido pelo seu padrinho o Eminente IrmãoGUILHERME BRAGA ABREU PIRES NETO 33º
A partir da esquerda o Soberano Irmão NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º com a "bancada mineira": os Eminentes Irmãos Investidos LUCIO FRANKLIN DOS REIS JUNIOR 33º e JOSÉ ANÍSIO BELLO SANTOS 33º; o Sapientíssimo Irmão JULIO CESAR DA COSTA 33º; o Eminente Irmão Investido GUILHERME CAVALVANTI DE ANDRADE NEVES 33º e o Eminente Irmão MANOEL ANTONIO CUNHA NETO 33º
Os Eminentes Irmãos Investidos ( à partir da esquerda) LUIS CÂNDIDO LEAL 33º, WU FENG CHUN 33º e MARCO ANTONIO BULHÕES CALDEIRA 33º
O Eminente Irmão MARCO ANTÔNIO BULHÕES CALDEIRA 33º com o seu padrinho, o Eminente Irmão PEDRO BEZERRA DE MENEZES 33º.
Continuando, o Soberano Grande Primaz solicitou que o Grande Mestre de Cerimônias desse entrada à Câmara de Grau 33 aos Eminentes Irmãos Investidos, acompanhados de suas esposas, bem como, das demais cunhadas, sobrinhos (as) e convidados.
O Eminente Irmão DINEY MARIA DE PAULOS 33º acompanhada da sua esposa e madrinhaANA MARIA DE PAULOS.
O Eminente Irmão Investido ANDRÉ LUIZ DE LIMA 33º acompanhado da esposa e madrinhaMARIA ADRIANA DIAS DE LIMA e de seus filhos.
O Eminente Irmão Investido JOÃO DIAS 33º e sua esposa, a cunhada e madrinha MARIA DA PENHA DE SOUZA CABRAL.
O Eminente Irmão Investido ROGÉRIO DOS SANTOS OLIVEIRA 33º e a esposa e madrinhaGILÉSIA SILVA OLIVEIRA.
O Eminente irmão Investido JORGE ANTONIO DANTAS 33º e a esposa e madrinha MARIA JOSÉ DANTAS DA SILVA.
O Eminente Irmão Investido ÂNGELO TEIXEIRA MARTINS JUNIOR 33º e a esposa e madrinha MARLENE FERREIRA DA SILVA MARTINS
O Eminente Irmão Investido ELIEZER FERNANDES TUNALA 33º e a cunhada e madrinhaTHEREZINHA DELESPORTE DOS SANTOS TUNALA.
A cunhada LUCIA HELENA DE ALMEIDA NEVES MATTA DOS SANTOS LAURIANO, e seu afilhado e esposo, o Eminente Irmão Investido JIIMMY DE CASTRO LAURIANO 33º
O Eminente Irmão Investido JOSÉ ANTONIO SOARES BRAGA 33º e sua esposa e madrinha, a cunhada VALÉRIA BRANDÃO FERREIRA BRAGA.
Após todos terem adentrado, o Soberano Grande Primaz saudou à todos os presentes e fez uma preleção específica às cunhadas, madrinhas de seus esposos, esclarecendo que o Rito Brasileiro quando da Investidura do Grau 33, abre as portas da sua Câmara de Grau para que as esposas coloquem os Paramentos nos Eminentes Irmãos investidos, uma homenagem àquela que foi responsável pelo consentimento da sua Iniciação na Ordem, ao nada se oporem. Da mesma forma que ela tomou ativamente parte quandoo Irmão Iniciou na Ordem, agora também lhe é permitida estar ao lado do seu esposo quando ele chega ao Sumo Grau do Rito Brasileiro.
Encerrada a sua fala, o Soberano Grande Primaz com auxílio do Grande Mestre de Cerimônias procedeu a entrega ás madrinhas dos Paramentos para revestirem seus esposos e afilhados; além da entrega da Patente, do Ritual, do Colar e da identidade do Grau.
Acima, o Eminente Irmão JOÃO DIAS 33º revestido com seus paramentos e com sua Patente ao lado da sua madrinha e esposa MARIA DA PENHA DE SOUZA CABRAL; o Eminente IrmãoJIMMY DE CASTRO LAURIANO 33º revestidos com os paramentos do Grau ao lado da sua esposa a cunhada LUCIA HELENA DE ALMEIDA NEVES MATTA DOS SANTOS LAURIANOtendo ao colo o seu filho LUCAS (filho e neto de Maçons); e o Eminente Irmão JOSÉ ANTÔNIO SOARES BRAGA 33º ao lado da sua esposa, a cunhada VALÉRIA BRANDÃO FERREIRA BRAGA.
Na foto acima, à partir da esquerda, o registro da cunhada MARLENE FERREIRA DA SILVA MARTINS e do seu esposo o Eminente Irmão ÂNGELO TEIXEIRA MARTINS JUNIOR 33º; o Eminente Irmão JORGE ANTÔNIO DANTAS 33º e a sua esposa, a cunhada MARIA JOSÉ DANTAS DA SILVA; e da cunhada THEREZINHA DELESPORTE DOS SANTOS TUNALA ao lado do seu esposo o Eminente Irmão ELIEZER FERNANDES TUNALA 33º.
No mesmo sentido, temos o registro do Eminente DINEY MARIA DE PAULOS 33º revestido pela sua esposa, a cunhada ANA MARIA DE PAULOS; do Eminente Irmão ANDRÉ LUIZ DE LIMA 33º com os paramantos do Grau revestidos pela sua esposa, a cunhada MARIA ADRIANA DIAS DE LIMA, ao lado dos seus filhos; e da cunhada GILÉSIA SILVA OLIVEIRAcom o seu esposo o Eminente Irmão ROGÉRIO DOS SANTOS OLIVEIRA 33º.
Após todos terem recebido seus materiais e paramentos o Soberano Irmão NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º mais uma vez parabenixou à todos, especialmente ás cunhadas e solicitou que tomassem assento para ar prosseguimento à programação.
DA CERIMÔNIA COMEMORATIVA DO I CENTENÁRIO DO RITO BRASILEIRO
Dando início a CERIMÔNIA COMEMORATIVA DO I CENTENÁRIO DO RITO BRASILEIRO, inicialmente foram realizadas as devidas homenagens, quando o Soberano Grande Primaz fez a chamada nominal das cunhadas inscritas no magno evento para receberem um Diploma Comemorativo dos 100 Anos de Fundação do Rito Brasileiro e também uma lembrança.
O Altar do Grande Primaz estava ornado com as presenças (à partir da esquerda) do Poderoso Irmão JOSÉ MARIA DE SOUZA 33º, Assessor Especial do Sereníssimo Grão-Mestre da GLMERJ; o Sereníssimo Irmão ADEMIR CÂDIDO DA SILVA 33º, Presidente da SAFL; o Eminente Irmão ÉDIMO MUNIZ PINHO, Grão-Mestre Estadual do GB-RJ; e o Eminente IrmãoSERGIO RUAS 33º, Ministro Presidente do STJM.
À partir da direita, a cunhada Arizolete de Oliveira Lisboa, a cunhada Sirlei Ues Rangel, a cunhada Rosália Amaral de Araujo e o Sobrinho Alcino José Silva Vieira de Menezes, filho do Sereníssimo Irmão Pedro Paulo Vieira de Menezes e da cunhada Conceição (Foto Irmão José Freitas)
A cunhada IVA VALENTE PEREIRA DOS SANTOS, esposa do Soberano Irmão NEI INOCENIO DOS SANTOS 33º procedeu a entrega da singela lembrança às cunhadas, após elas terem recebido o seu Diploma.
O Sereníssimo Irmão Janilton Fernandes de Lima 33º com o Diploma Comemorativo dos 100 Anos de Fundação do Rito Brasileiro recebido pela sua esposa a cunhada Hileia de Camargo Vale Fernandes Lima
A cunhada Jane Suely R. Nogueira Dias, esposa do Sereníssimo Irmão Gelcy Cloves Dias 33º chamada para receber seu Diploma Comemorativo e lembrança
O Sereníssimo Irmão Ocrair da Costa Ribeiro 33º atuou nos bastidores do evento dando suporte à logística das Inscrições e dos Diplomas
A cunhada Maria Helena Lima de Almeida com seu Diploma Comemorativo junta ao seu esposo o Eminente Irmão Otacílio Batista Almeida Filho, ao receber das mãos da cunhada Iva a sua lembrança
A cunhada Sandra Pedrosa Brandão Paiva com o seu esposo o Irmão José Luiz Brandão Paiva 33º ao receber o seu Diploma Comemorativo e lembrança
Da mesma forma os Irmãos inscritos no evento também receberam um Diploma Comemorativo dos 100 Anos de Fundação do Rito Brasileiro e uma Medalha alusiva.
Modelo de Diploma concedido aos Irmãos inscritos no Magno Evento (Foto irmão José de Freitas)
Medalha alusiva aos 100 Anos do Rito Brasileiro concedida aos Irmãos inscritos
O Preclaro Irmão M.'.M.'. Flamarion Jover Costa Pinto da Motta com sua Medalha e Diploma Comemorativo (Foto Irmão José de Freitas)
O Sereníssimo Irmão Gelcy Cloves Dias 33º fazendo a entrega do Diploma Comemorativo ao Eminente Irmão Pedro Bezerra de Menezes 33º (Foto Irmão José de Freitas)
O Poderoso Irmão M.'. M.'. Vander José de Souza Borges que recebeu seu Diploma e Medalha das mãos do Soberano Irmão Nei Inocencio dos Santos 33º (Foto José de Freitas)
Ato contínuo, os Membros Efetivos do Supremo Conclave do Brasil também foram agraciados com um Diploma e Medalha comemorando os 100 ANOS DE FUNDAÇÃO DO RITO BRASILEIRO.
Diploma Comemorativo conferido aos Membros Efetivos do Supremo Conclave do Brasil
Medalha Comemorativa 100 ANOS FUNDAÇÃO DO RITO BRASILEIRO recebida pelos Membros Efetivos do Supremo Conclave do Brasil
Encerrada as homenagens, a Palavra Alusiva ao Ato foi concedida ao Sereníssimo Irmão Grande Orador ROGÉRIO AMÉRICO NONATO SOUZA 33º, que com a sua verve eloquente fez uma preleção acerca da gênese do Rito Brasileiro, evidenciando três cortes históricos: o primeiro, referente a sua criação, em 23 de dezembro de 1914, materializada através do Decreto Nº 500, do Grão-Mestre Geral do GOB LAURO NINA SODRÉ E SILVA, e destacou alguns personagens importantes que contribuiram para a conquista almejada: TICIANO CORRÉGIO DAEMON,VERÍSSIMO JOSÉ DA COSTA, LAURO MÜLLER, e outros. O Rito não progrediu à época pela falta de Rituais, de uma Oficina Chefe para a sua administração e a falta de empenho de seus criadores.
Este corte também se estende a duas outras tentativas de soerguer o Rito a primeira ligada a cisão do Grande Oriente do Brasil no Estado de São Paulo, quando o Eminente Irmão JOSÉ ADRIANO MARREY JUNIOR era o Grão-Mestre Estadual, com a adoção do Rito pela Loja CAMPOS SALLES, inclusive trabalhando, em 1921, com Rituais no Sistema do Rito Brasileiro por ela elaborados, mas, pelos motivos anteriormente citados, o Rito não prosperou.
Uma curiosidade, a ira do Grande Oriente do Brasil com São Paulo, quase sobrou para o Rito Brasileiro, pois na Sessão da Assembléia Geral, do dia 21 de setembro de 1921, o PoderosoIrmão Dr. AMARO DE ALBUQUERQUE, Secretário-Geral, apresentou uma proposta, que foi distribuída à Comissão de Assuntos Gerais, para que se revogasse sumariamente os decretos baixados pelo Grão-Mestre Geral Almirante VERÍSSIMO JOSÉ DA COSTA, o que tornaria o Rito Brasileiro inexistente no seio do GOB, com intuito de atingir o Grande Oriente Estadual Independente de São Paulo, que mandou imprimir os Rituais do Rito Brasileiro, o que o Grande Oriente do Brasil não tinha conseguido fazer em 7 anos.O Almirante VERÍSSIMO JOSÉ DA COSTA não estava presente à sessão, porém, agindo em surdina, conseguiu arquivar a proposta, não mais se falando o assunto.
O Eminente Irmão Pedro Cardoso Neto (BA) ao lado do Sereníssimo Irmão Rogério Américo Nonato Souza 33º quando da sua preleção
A outra tentativa ocorreu no período que compreende 1939 á 1947, envolvendo personalidades maçônicas como o Grão-Mestre Geral do GOB JOAQUIM RODRIGUES NEVES, e os IrmãosÁLVARO PALMEIRA, OCTAVIANO MENESES BASTOS, OSCAR ARGOLLO, PEDRO RAMOS DE PAIVA e outros, que culminou com a elaboração de uma Constituição para o Rito Brasileiro, a expedição do Ato Nº 1670, de autoria do Grão-Mestre Geral que possibilitou a organização do Conclave, que foi instalado em 17 de fevereiro de 1941, e a sua existencia perdurou até 11 de junho de 1947. As relações extremecidas entre o Grão-Mestre GeralJOAQUIM RODRIGUES NEVES e os Irmãos ÁLVARO PALMEIRA e OCTAVIANO MENESES BASTOS culminou com a saída destes do GOB, sofrendo o Rito um duro golpe. Por esse motivo, além de não haver Ritual do 3º Grau e dos Graus Superiores, a ausência de um Conclave atuante e a dedicação de Irmãos para o progresso do Rito, mais uma vez ele não prosperou.
O segundo corte histórico mencionado está relacionado com a Reimplantação Vitoriosa do Rito Brasileiro pelo Eminente Grão-Mestre Geral do GOB (então Potência Simbólica) ÁLVARO PALMEIRA, em 19 de março de 1968, que trouxe efeitos imediatos, após a expedição do Ato nº 2080, com a elaboração de uma nova Constituição, agora, alinhada com os preceitos da Ordem Maçônica, a criação de um Supremo Conclave responsável pelos Arcanos do Rito, da confecção de Rituais para os Graus Simbólicos e Filsóficos, e a formulação da Doutrina dos seus 33 Graus, influenicada pelo pensamento do Maçom Português MANOEL ANTONIO DIAS, contido em uma obra de sua autoria "BIBLIOTECA MAÇÔNICA" (1864): "... a criação de um Rito novo e independente, tendo por base os Graus Simbólicos comum à todos os Ritos, mas os Altos Graus misteriosos, diferentes e nacionais." Nesta fase merecem reverencialdos alguns nomes comoBENJAMIM SODRÉ (filho de LAURO SODRÉ), ARDVALDO RAMOS, MANOEL CAMARGO eGIACOMINO RUCIGNO entre outros importantes.
O que poucos sambem é que o Artigo nº 72 da Constituição do Rito Brasileiro elaborada em 1972, concedeu o Título de Loja Fundadora do Rito Brasileiro às 12 primeiras Lojas Maçônicas fundadas ou que se transferiram para o Sistema do Rito Brasileiro. São elas:FRATERNIDADE E CIVISMO Nº 1697 (Rio de Janeiro/RJ), ARARIBÓIA Nº 1698(Niterói/RJ), CASTRO ALVES Nº 1704 (Salvador/BA), LABOR E CIVISMO Nº 1690(Cataguases/MG, hoje na COMAB), ESTRELA DE PARACAMBI Nº 1734 (Paracambi/RJ),PIONEIROS DO PROGRESSO Nº 1731 (Rio de Janeiro/RJ), 14 DE JUNHO Nº 1747 (Sto. Amaro da Purificação/BA); GONÇALVES LEDO IV Nº 1841 (Ilhéus/BA - hoje com o Título Distintivo de ELIAS OCKE Nº 1841), DUQUE DE CAXIAS II Nº 441 (Rio de Janeiro/RJ - nome adotado pela Loja FRATELANZA ITALIANA original, em 20 de março de 1942, que se filiou no Rito Brasileiro em 10 de março de 1969), DEUS, CARIDADE E JUSTIÇA II Nº 1749(Itamarajú/BA), ALFEU CESAR PEDROSA Nº 1760 (Marilia/SP - passou para o Rito Moderno em 18 de dezembro de 1970), e 16 DE JUNHO Nº 1842 (Feira de Santana/BA).
Enfim o Rito Brasileiro conseguiu progredir, sendo escolhido para exercer um mandato tampão de Grande Primaz, o Soberano Irmão HUMBERTO CHAVES; seguiram-se: ADMAR FLORES,CÂNDIDO FERREIRA DE ALMEIDA 33º ("Candinho") e, finalmente, NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º.
Para o Grande Orador ROGÉRIO AMÉRICO 33º o início da gestão do Irmão NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º como Grande Primaz constitui o terceiro importante corte na história do Rito Brasileiro. Ele dá prosseguimento às Convenções do Rito iniciadas por "Candinho", onde na discussão de teses se aprimourou, até 2003, o conteúdo ritualístico dos Rituais Simbólicos e Filosóficos; incentivou a criação de Lojas Simbólicas e de Corpos Filosóficos, ao se deslocar continuamente por esse imenso Brasil; criou as Delegacias Litúrgicas do Rito, implementou e incentiva o Encontro de Delegados Liturgicos, que segundo a sua concepção reuniria os atuais, os ex, os futuros e os que aspiram ser Delegados Liturgicos, sempre uma forma de amalgamar maçons do Rito Brasileiro oriundos de diferentes regiões; novos Graus Superiores foram concedidos por Iniciação, em suma, muito fez e se dedicou pelo Rito. Em 2015, novos rumos estão sendo formulados para o Rito Brasileiro, quem sabe a sua propagação fora do Brasil.
O Grande Orador ao encerrar a sua fala, lembrou que na presnte data, de 23 de dezembro, dois Irmãos também estavam aniversariando (o Sapientíssimo Irmão JÚLIO CESAR DA COSTA 33º e o Sereníssimo Irmão JOSÉ CARLOS MARIANO CONSTANTINO 33º), ambos aplaudidos e festejados por todos e Concluiu exortando Vivas ao Rito Brasileiro.
Na primeira fila, assistindo ao pronnciamento do Gr.'. Orador, a partir da esquerda, o Irmão Damião, o Sr. Jonas, a Sra Neréia (repectivamente genro e irmã do Primaz), a Cunhada Iva dos Santos (esposa do Primaz), o Sr Nereu (Irmão do Primaz) e as cunhadas Lourdes Lopes e Vera Maria Assafim, respectivamente esposas dos Irmãos Orlando (in Memoriam) e Manssur Assafim 33º
O Sapientíssimo Irmão Júlio Cesar da Costa 33º, que aniversariou junto com o Rito
O público presente a Magna Sessão Comemorativa dos 100 ANOS DE FUNDAÇÃO DO RITO BRASILEIRO, aplaudindo aos Irmãos Julio Cesar 33º e José Carlos Mariano 33º pelo aniversário de ambos e, também, pelo encerramento do pronunciamento do Sereníssimo Irmão Grande Orador
As cunhadas Therezinha Domingues Cavalcanti, Iva Valente Pereira dos Santos, Maria de Lourdes Salgado Lopes e Vera Maria de Lima Assafim, respectivamente esposas dos Irmãos Cavalcanti (in Memoriam), Nei Inocencio 33º, Orlando (in Memoriam), e ManssurAssafim
Ao final da apresentação do Irmão Grande Orador, o Soberano Grande Pirmaz solicitou ao Grande Mestre de Cerimônias que procedesse a retirada das cunhadas,sobrinhos (as), convidados não maçons e de todos os Maçons que não fossem Grau 33, para dar prosseguimento e conclusão da Programação.
DA POSSE DE MEMBRO EFETIVO
À partir da esquerda, os Sereníssimos Irmãos Juliano Coelho Braga 33º, Vagner Pereira da Silva 33º, Enésio Delgado de Lucas 33º, Arnaldo José Gurgel 33º, Ademir Cândido da Silva 33º, Eminente Irmão Édimo Muniz PInho, o Eminente Irmão Antonio Raymundo Souza Pereira 33º e o Eminente Irmão Sérgio Ruas 33º (Foto Ir.'. José de Freitas)
Dando prosseguimento à programação, o Soberano Irmão NEI INOCENCIO DOS SANTOS33º, convidou ao Eminente Irmão SÉRGIO RUAS 33º à se posicionar diante do A.'. JJur.'. para prestar o seu Compromisso de POSSE DE MEMBRO EFETIVO DO SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL.
O Soberano Grande Primaz solicitou auxílio de todos os Membros Efetivos presentes para auxiliá-lo nesse solene momento.
O Irmão SÉRGIO RUAS 33º (SP), agora com o título honorífico de "Sereníssimo Irmão", foi revestifo com o Manto da Sabedoria e respectivo Barrete pelo Sereníssimo Irmão ARIOVALDO TORRESSOM 33º (SP) e ao final parabenizado e saudado por todos.
O Sereníssimo Irmão Sérgio Ruas 33º, o mais novo Membro Efetivo do Supremo Conclave do Brasil, ao lado do Sobernao Grande Primaz do Rito Brasileiro Nei Inocencio dos Santos 33º
O Soberano Irmão NEI INOCENCIO 33º antes de encerrar a Cerimônia de Posse, teceu algumas consideraçãoes sobre as responsabilidades e deveres de todo Membro Efetivo do Supremo Conclave do Brasil.
DA POSSE DE DELEGADO LITURGICO DO RITO BRASILEIRO
No ensejo, o Soberano Grande Primaz deu posse ao Eminente Irmão LUIZ ANTONIO DA CONCEIÇÃO FERNANDES 33º no cargo de Delegado Liturgico do Rito Brasileiro para a 6ª DLRB, com sede em Campos dos Goytacases - RJ.
(Foto Irmão José de Freitas)
O Eminente Irmão Luiz Antônio da Conceição Fernandes 33º posicionado para prestar o seu Compromisso
Os Delegados Liturgicos presentes auxiliando o Grande Primaz quando do Compromisso
O Eminente Irmão LUIZ DA CONCEIÇÃO FERNANDES 33º foi revestido com seus Paramentos de Delegado Litúrgico pelo Eminente Irmão AILTO BRASIL DA SILVA 33º e pelo Venerável Mestre da ARLS DIGNIDADE E JUSTIÇA Nº 1790, ao Oriente de Campos dos Goytacases Irmão CARLOS ALBERTO MACHADO DA SILVA, Grau 15 dos Altos Graus do Rito Brasileiro.
Ainda no calor dos trabalhos o Soberano Grande Primaz revestiu o Eminente Irmão ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA GURJÃO 33º por solicitação da "bancada Paraibana" em virtude do Irmão à época não ter receebido os seus paramentos.
À partir da esuquerda os Eminentes Irmãos Valdi Sarmento 33º e Adilson Barros 33º, o Soberano Irmão Nei Inocencio 33º, o Eminente Irmão Otacílio Batista 33º e o Eminente Irmão Antonio Carlos Gurjão 33º
Ainda, no ensejo, a "bancada amazonense" representada pelo Eminente Irmão RUIVALDO ROCHA MOURA 33º, homenageou ao Primaz do Rito Brasileiro, Soberano Irmão NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º e ao Grande Regente do Rito Brasileiro, Sereníssimo IrmãoGELCY CLOVES DIAS 33º, ofertando à cada um, de um prato alusivo às comemorações do Centenário do Rito Brasileiro quando da realização da "Costelada do Rito Brasileiro em Manaus" ocorrida em 01 de novenbro do corrente ano.
DO ENCERRAMENTO E DA CONFRATERNIZAÇÃO
Finalmente meus Irmãos após toda a programaçao prevista ter sido cumprida, o Soberano IrmãoNEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º procedeu ao encerramento ritualistico da Magna Sessão, e os Irmãos, Cunhadas, Sobrinhos(as), enfim, puderam se confraternizar no Ágape realizado em dois locais - no Restaurante do Hotel e o Restaurante localizado na Rua do Lavradio.
Á partir da esquerda, sentados: Eminente Irmão Gerson Magdaleno 33º; Sereníssimo Irmão Almir Cândido da Silva 33º; Sapientíssimo Irmão Alexandre Petri 33º; Sereníssimo Irmão Vagner Pereira da Silva 33º; Eminente Irmão Édimo Miuniz Pinho; Soberano Irmão Nei Inocencio dos Santos 33º; Sereníssimos Irmãos José Teruo Mizuno 33º, Enésio Delgado de Lucas 33º, Sérgio Ruas 33º, Jorge Alves de Queiroz 33º e Cesar Roberto Daniel Dourado 33º; e o Eminente Irmão Vandir Encarnação dos Santos 33º. No mesmo sentido, de pé: XX, XX, XX, o Eminente Irmão Jimmy de Castro Lauriano 33º; Sapientíssimo Irmão Lúcio Gonçalves 33º; os Sereníssimos Irmãos Ocrair da Costa Ribeiro 33º, Gelcy Cloves Dias 33º, Guilherme de Rodrigues de Lisboa 33º e Israel Lisboa 33º; Eminente Irmão Adilsom Barros de Arruda 33º; os Sereníssimos Irmãos Juliano Coelho Braga 33º, Antônio Carlos Borges 33º, Acácio Ramos de Araujo 33º e José João Machado 33º.
Á partir da esquerda, sentados: Sereníssimo Irmão Almir Cândido da Silva 33º; Sapientíssimo Irmão Alexandre Petri 33º; Sereníssimo Irmão Vagner Pereira da Silva 33º; Eminente Irmão Édimo Miuniz Pinho; Soberano Irmão Nei Inocencio dos Santos 33º; Sereníssimos Irmãos José Teruo Mizuno 33º, Enésio Delgado de Lucas 33º, Sérgio Ruas 33º, Jorge Alves de Queiroz 33º e Cesar Roberto Daniel Dourado 33º; o Eminente Irmão Vandir Encarnação dos Santos 33º e o Sereníssimo Irmão Ariovaldo Torressom 33º. No mesmo sentido, de pé: XX, XX, XX, os Eminentes Irmãos Jimmy de Castro Lauriano 33º e André Bizarria Talicosk; Sapientíssimo Irmão Lúcio Gonçalves 33º; o Eminente Irmão Adison Barros de Arruda 33º; os Sereníssimos Irmãos Ocrair da Costa Ribeiro 33º, Gelcy Cloves Dias 33º, Guilherme de Rodrigues de Lisboa 33º, Israel Lisboa 33º, Juliano Coelho Braga 33º, Antônio Carlos Borges 33º, Acácio Ramos de Araujo 33º e José João Machado 33º; e o Eminente Irmão Valdi Sarmento Ferreira 33º
À partir da esquerda, sentados: Eminente Irmão Gerson Magdaleno 33º; Sereníssimo Irmão Almir Cândido da Silva 33º; Sapientíssimo Irmão Alexandre Petri 33º; Sereníssimo Irmão Vagner Pereira da Silva 33º; Eminente Irmão Édimo Miuniz Pinho; Soberano Irmão Nei Inocencio dos Santos 33º; Sereníssimos Irmãos José Teruo Mizuno 33º, Enésio Delgado de Lucas 33º, Sérgio Ruas 33º, Jorge Alves de Queiroz 33º e Cesar Roberto Daniel Dourado 33º; e o Eminente Irmão Vandir Encarnação dos Santos 33º. No mesmo sentido, de pé: Sob.'. Gr.'. Inp.'. Geral José Maria de Souza 33º; XX, XX, XX; o Eminente irmão Otacílio Batista Almeida Filho 33º; o Sereníssimo Irmão Pedro Paulo Vieira de Menezes 33º; os Eminentes Irmãos José Antonio de Freitas 33º e Jimmy de Castro Lauriano 33º; Sapientíssimo Irmão Lúcio Gonçalves 33º; os Sereníssimos Irmãos João Batista de Souza 33º, Ocrair da Costa Ribeiro 33º, Gelcy Cloves Dias 33º, Guilherme de Rodrigues de Lisboa 33º e Israel Lisboa 33º; o Eminente Irmão Adilsom Barros de Arruda 33º; os Sereníssimos Irmãos Juliano Coelho Braga 33º, Antônio Carlos Borges 33º; o Eminente Irmão Romeu Medeiros Fiho 33º; o Sereníssimo Irmão Acácio Ramos de Araujo 33º e José João Machado 33º.
O Sereníssimo Irmão Gelcy Cloves Dias 33º; o Eminente Irmão Gerson Magdaleno 33º; os Sereníssimos Irmãos José Teruo Mizuno 33º, Ademir Cândido da Silva 33º e Ariovaldo Torressom 33º; o Soberano Irmão Nei Inocencio dos Santos 33º; xx; o Eminente Irmão Márcio Cesar de Castro Morais 33º; XX; Eminente Irmão Adilsom Barros de Arruda 33º e xx
Os Sereníssimos Irmãos Ademir Cândido da Silva 33º e Gelcy Cloves Dias 33º
O Soberano Grande Primaz Nei Inocencio dos Santos 33º, o Eminente Irmão Jimyy de Castro Lauriano 33º e o Sereníssimo Irmão Cesar Roberto Daniel Dourado 33º
As fotos abaixo registram o Ágape realizado no Resturante do Hotel Granada.
Em destaque o Irmão Acácio Araujo e o Irmão Romeu Medeiros
Os Irmãos Amazonenses degustando suas bebidas
Os Irmãos José Teruo (SP) e Ruivaldo Moura (AM) com suas esposas, as cunhadas Neide e Dalva
Sentados, os Irmãos baianos Domingos Maia, Marco Aurélio, Marco Bulhões (E) e Theotônio Firpo (D); de pé, o Eminente Irmão Paulo Sérgio
DOS PARTICIPANTES DA COMEMORAÇÃO DO I CENTENÁRIO DO RITO BRASILEIRO
AUTORIDADES MAÇÔNICAS QUE PRESTIGIARAM O CENTENÁRIO COM SUAS PRESENÇAS
- Sapientíssimo Irmão ADEMIR CÂNDIDO DA SILVA, Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa do GOB e Membro Efetivo do SCB;
- Eminente Irmão EDIMO MUNIZ PINHO, Grão-Mestre Estadual do GOB-RJ;
- Eminente Irmão SÉRGIO RUAS, Ministro Presidente do Superior Tribunal de Justiça Maçônico do GOB e Membro Efetivo do SCB;
- Poderoso Irmão JOSÉ MARIA DE SOUZA, Assessor Especial do Sereníssimo Grão-Mestre da GLMERJ e Grau 33 so REAA;
- Poderoso Irmão CARLOS ALBERTO MARQUES RIBEIRO FILHO, Secretário Estadual de Administração e Patrimônio do GOB-RO, no ato represntando o Eminente irmão JURACI JORGE DA SILVA, Grão-Mestre Estadual do GOB-RO, através do Ato nº 047, datado de 16 de dezembo de 2014, E.'.V.'. e Membro Extranumerário do SCB.
MEMBROS EFETIVOS DO SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL
- Sereníssimo Irmão GELCY CLOVES DIAS 33º (Grande Regente - RJ)
- Sereníssimo Irmão CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º (RJ)
- Sereníssimo Irmão ROGÉRIO AMÉRICO NONATO SOUZA 33º (ES)
- Sereníssimo Irmão JOSÉ JOÃO MACHADO 33º (RJ)
- Sereníssimo Irmão MANSSUR ASSAFIM 33º (RJ)
- Sereníssimo Irmão OCRAIR DA COSTA RIBEIRO 33º (GO)
- Sereníssimo Irmão PEDRO PAULO VIEIRA DE ALMEIRA 33º (RJ)
- Sereníssimo Irmão ALEXANDRE DOS SANTOS DA COSTA 33º (DF)
- Sereníssimo Irmão ANTÔNIO BENEDITO FRANCISCHINELLI 33º (SP)
- Sereníssimo Irmão ACÁCIO RAMOS DE ARAUJO 33º (RJ)
- Sereníssimo Irmão ARIOVALDO TORRESSOM 33º (SP)
- Sereníssimo Irmão JOSÉ TERUO MIZUNO 33º (SP)
- Sereníssimo Irmão JANILTON FERNANDES LIMA 33º (RJ)
- Sereníssimo Irmão JULIANO COELHO BRAGA 33º (RJ)
- Sereníssimo Irmão ENÉSIO DELGADO DE LUCAS 33º (RJ)
- Sereníssimo Irmão VAGNER PEREIRA DA SILVA 33º (RJ)
- Sereníssimo Irmão JOSÉ LUIZ BRANDÃO PAIVA 33º (RJ)
- Sereníssimo Irmão ANTONIO CARLOS BORGES 33º (RJ)
- Sereníssimo Irmão FIRMINO GUSTAVO GAMELEIRA 33º (RJ)
- Sereníssimo Irmão JOSÉ CARLOS MARIANO CONSTANTINO 33º (RJ)
- Sereníssimo Irmão ARNALDO JOSÉ GURGEL 33º (RJ)
- Sereníssimo Irmão ISRAEL DE JESUS LISBOA 33º (SC)
- Sereníssimo Irmão GUILHERME DE RODRIGUES LISBOA 33º (SC)
- Sereníssimo Irmão JORGE ALVES DE QUEIROZ 33º (RJ)
- Sereníssimo Irmão JOÃO BATISTA DE SOUZA 33º (RJ)
- Sereníssimo Irmão ADEMIR CÂNDIDO DA SILVA 33º (SP)
- Sereníssimo Irmão SÉRGIO RUAS 33º (SP)
MEMBROS BENEMÉRITOS
- Sapientíssimo Irmão JÚLIO CESAR DA COSTA 33º, também Delegado Litúrgico das Delegacias Liturgicas do Estado de Minas Gerais (MG)
- Sapientíssimo Irmão EUCLIDES SAMPAIO FRÓES 33º (RO)
- Sapientíssiimo Irmão LUCIO GONÇALVES 33º (RJ)
- Sapientíssimo Irmão LUIZ PIO CASTELAR 33º (RJ)
- Sapientíssimo Irmão ALEXANDRE PETRI 33º (SP)
MEMBROS EXTRANUMERÁRIOS
- Eminente Irmão JOSÉ FRANCISCO FERRAZ LUZ 33º
- Eminente Irmão ALCIDES MARINHO JUNIOR 33º (RJ)
- Eminente Irmão PEDRO BEZERRA DE MENEZES 33º (RJ)
- Eminente Irmão GERALDO ALVES TENÓRIO 33º (RJ)
- Eminente Irmão JOÃO BOSCO LAVIOLA 33º (RJ)
- Eminente Irmão SÉRGIO PIMENTA FERREIRA 33º (RJ)
- Eminente Irmão DALMIR DIAS LAPORT 33º (RJ)
- Eminente Irmão CARLOS ALBERTO MARQUES RIBEIRO FILHO 33º (RO)
- Eminente Irmão MARCO AURÉLIO PAUL CRUZ 33º (BA)
- Eminente Irmão PEDRO CARDOSO NETO (BA)
- Eminente Irmão DOMINGOS ANTÔNIO PEREIRA MAIA 33º (BA)
- Eminente Irmão NELSON RANGEL SOARES FILHO 33º (BA)
- Eminente Irmão ADILSON JOSÉ DE ALMEIDA 33º (SC)
- Eminente Irmão GERSON MAGDALENO 33º (SP)
- Eminente Irmão WILSON AGUIAR FILHO 33º (RJ)
- Eminente Irmão CARLOS ALBERTO MOURÃO JUNIOR 33º (MG)
- Eminente Irmão ROMEU MEDEIROS FILHO 33º (RJ)
- Eminente Irmão ROMULO AYRES LIMA 33º (RJ)
- Eminente Irmão JOSÉ DA GAMA E CASTRO 33º (RJ)
- Eminente Irmão JOÃO ARMANDO CERQUEIRA AMADO 33º (MG)
- Eminente Irmão CÉLIO LOPES DE ARAUJO 33º (RJ)
- Eminente Irmão PAULO SÉRGIO FERREIRA DE SOUZA 33º (RJ)
- Eminente Irmão ROBERTO GERALDO FERREIRA 33º (RJ)
- Eminente Irmão DANIEL EMERENCIANO DA CRUZ 33º (RJ)
- Eminente Irmão ANIBAL AYALA SAN TOMÉ 33º (RJ)
- Eminente Irmão GUILHERME BRAGA ABREU PIRES NETO 33º (RJ)
- Eminente Irmão RAMIRO TADEU GURREIRO 33º (RJ)
- Eminente Irmão MARIO BORGES PEREIRA DE ALMEIDA 33º (AM)
- Eminente Irmão ALMIR MONTEIRO DA COSTA 33º (AM)
- Eminente Irmão RUIVALDO ROCHA MOURA 33º (AM)
- Eminente Irmão ELSON MONTEIRO DE SOUZA 33º (AM)
- Eminente Irmão ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA GURJÃO 33º (PB)
- Eminente Irmão ADILSON BARROS DE ARRUDA 33º (PB)
- Eminente Irmão VALDI SARMENTO FERREIRA 33º (PB)
- Eminente Irmão AUGUSTO CESAR PAZ DE LIMA 33º (DF)
- Eminente Irmão AILTON BRASIL DA SILVA 33º (RJ)
- Eminente Irmão VANDIR ENCARNAÇÃO DOS SANTOS 33º (RJ)
- Eminente Irmão DAMIÃO ROCHA GONÇALVES 33º (RJ)
- Eminente Irmão ANDRÉ BIZARRIO TALICOSK 33º (RJ)
- Eminente Irmão JOSÉ ANTÔNIO SOARES BRAGA 33º (RJ)
- Eminente Irmão MARCO ANTONIO BULHÕES CALDEIRA 33º (RJ)
- Eminente Irmão ÂNGELO TEIXEIRA MARTINS JUNIOR 33º (RJ)
- Eminente Irmão JOÃO DIAS 33º (RJ)
- Eminente Irmão ANDRÉ LUIZ DE LIMA 33º (RJ)
- Eminente Irmão MANOEL ANTONIO DA CUNHA NETO 33º (MG)
- Eminente Irmão ROGÉRIO DOS SANTOS OLIVEIRA 33º (RJ)
- Eminente Irmão JIMMY DE CASTRO LAURIANO 33º (RJ)
- Eminente Irmão WU FENG CHUN 33º (PR)
- Eminente Irmão ELIEZER FERNANDES TUNALA 33º (RJ)
- Eminente Irmão JOSÉ ANIZIO BELLO SANTOS 33º (MG)
- Eminente Irmão GUILHERME CAVALCANTI DE ANDRADE NEVES 33º (MG)
- Eminente Irmão LUCIO FRANKLIN DOS REIS JUNIOR 33º (MG)
- Eminente Irmão JAUDE LUIZ VASCONCELOS CAVALCANTI 33º (RJ)
- Eminente Irmão VINICIUS RESENDE MARINHO 33º (RJ)
- Eminente Irmão LUIZ CÂNDIDO LEAL 33º (RJ)
- Eminente Irmão PAULO THEOTÔNIO FIRPO CRUZ 33º (BA)
- Eminente Irmão DINEY MARIA DE PAULOS 33º (RJ)
- Eminente Irmão NASSIM JOÃO HENRIQUES ABDALLA 33º (RJ)
DELEGADOS LITURGICOS
- ANTÔNIO RAYMUNDO DE SOUZA PEREIRA 33º (BA)
- CÍCERO PAULINO DA SILVA NOGUEIRA NOGUEIRA 33º (RJ)
- JOSÉ ANTÔNIO DE FREITAS 33º (MG)
- JOSÉ DE ALMEIDA ROCHA 33º (RJ)
- JÚLIO CESAR DA COSTA 33º (MG)
- LUIZ ANTÔNIO DA CONCEIÇÃO FERNANDES 33º (RJ)
- MÁRCIO CESAR DE CASTRO MORAIS 33º (SP)
- ORISVALDO FELIX BARBOSA 33º (BA)
- OTACÍLIO BATISTA ALMEIDA FILHO 33º (PB e PE)
MAÇONS GRAU 33 DE RITOS COIRMÃOS
- ADILSON DA CRUZ RÉGIS 33º (REAA)
- ARNALDO DA PENHA ROSA 33º (REAA)
- JOSÉ MARIA DE SOUZA 33º (REAA)
MAÇONS NÃO GRAU 33
- VILORESI FRANKLIN CÁSSERES DE OLIVEIRA - Grau 4 (RJ)
- FLAMARYON JOVER C. P. MOTTA - Grau 32 (MG)
- VANDER JOSÉ DE SOUZA BORGES - Grau 29 (MG)
- GIL DE MACEDO SOARES - Mestre Instalado (RJ)
- HUMBERTO TELES DE ALMEIDA - Companheiro Maçom (MG)
- DENIS SOUZA DO NASCIMENTO - Grau 19 (MG)
- DANIEL DONISETE ALVES - Grau 19 (MG)
- CARLOS ALBERTO MACHADO DA SILVA - Grau 15 (RJ)
- RILDO BEZERRA GARCIA - Grau 22 (AM)
- CLAUDIO ALVES PINHEIRO - Mestre Maçom (AM)
- VALDONÉRIO DE LIMA - Grau 18 (AM)
- CÁSSIO RODRIGUES FRANCO - Aprendiz Maçom (RJ)
CUNHADAS E SOBRINHOS (AS)
- DALVA SEIXAS CASTRO (Ir.'. Ruivaldo - AM)
- MARLENE FERREIRA DA SILVA MARTINS (Ir.'. Ângelo Martins - RJ)
- JEANE MOÇAMBITER PINTO (Ir.'. Cláudio - AM)
- SELMA MARIA DOS SANTOS ALMEIDA (Ir.'. Elson - AM)
- SOLANGE LIMA DA COSTA (Ir.'. Almir - AM)
- SUELY DOS ANDOS DE LIMA E SILVA (Ir.'. Valdonério)
- ALCINO JOSÉ SILVA VIEIRA DE MENEZES (Filho do Ir.'. Pedro Paulo - RJ)
- MARIA HELENA LIMA DE ALMEIDA (Ir.'. Otacílio - PB)
- MARIA DE FÁTIMA ANTUNES (Ir.'. Valdi - PB)
- ALDA NOGUEIRA LIMA (Ir.'. Cícero - RJ)
- ANA CAROLINA CHEUAN DE BARROS SILVA (Filha Ir.'. Cícero - RJ)
- FELIPE CHEUAN DE BARROS SILVA (Filho Ir.'. Cícero - RJ)
- ANA MARIA SIQUEIRA GRAU GAMELEIRA (Ir.'. Firmino - RJ)
- FRANCISCA BESSA LAVIOLA (Ir.'. Laviola - RJ)
- HERMINIA LÚCIA MEIRELES ALVES DE QUEIROZ (Ir.'. Queiroz - RJ)
- HILEIA DE CAMARGO VALE FERNANDES LIMA (Ir.'. Janilton - RJ)
- IARA DE SOUZA BATISTA CUSTODIO (Ir.'. José Augusto - RJ)
- IVA VALENTE PEREIRA DOS SANTOS (Ir.'. Nei Inocencio - RJ)
- JANE SUELY R. NOGUEIRA DIAS (Ir.'. Gelcy - RJ)
- MARIA DA PENHA DE SOUZA CABRAL (Ir.'. João Dias - RJ)
- MARIA DE LOURDES SALGADO LOPES (Ir.'. Orlando - In Memoriam - RJ)
- PRISCILA IGNÁCIA DA ROCHA (Ir.'. Juliano Braga - RJ)
- SANDRA PEDROSA BRANDÃO PAIVA (Ir.'. Brandão - RJ)
- SOLANGE MEROLLA (Ir.'. Célio - RJ)
- THEREZINHA DOMINGUES CAVALCANTI (Ir.'. Cavalcanti - In Memoriam - RJ)
- MARIANA BATEIRA DE AMORIM (Ir.'. José Amorin - RJ)
- ANDREA CRISTINA PORTELLA GUERREIRO (Ir.'. Ramiro - RJ)
- VALÉRIA BRANDÃO FERREIRA BRAGA (Ir.'. José Antônio - RJ)
- THEREZINHA DELESPORTE DOS SANTOS TUNALA (Ir.'. Tunala - RJ)
- MARIA JOSÉ DANTAS DA SILVA (Ir.'. Jorge Dantas - RJ)
- JEANE LEONICE S. RIBEIRO (Ir.'. Carlos Alberto - RO)
- ARIZOLETE DE OLIVEIRA LISBOA (Ir.'. Israel - SC)
- NEIDE YOKO MAGANO MIZUNO (Ir.'. José Teruo - SP)
- VIVIAN K. Q. SOUZA (Ir.'. José Rodrigo - SP)
- VERA MARIA DE LIMA ASSAFIM (Ir.'. Manssur - RJ)
- SHEILA DA SILVA SOUZA (Ir.'. João Batista - RJ)
- ROSÁLIA AMARAL DE ARAÚJO (Ir.'. Acácio - RJ)
- LUCIA HELENA DE ALAMEIDA NEVES MATTA DOS SANTOS LAURIANO (Ir.'. Jimmy - RJ)
- LUCAS (Filho Ir.'. Jimmy - RJ)
- GILÉSIA SILVA OLIVEIRA (Ir.'. Rogério - RJ)
NOTICIA RETIRADA DO SITE DO SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL,
LINK :http://www.ritobrasileirogob.com.br/portal/editpaginicial/930-i-centenario-do-rito-brasileiro-rj.html